- Área: 869 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Jefferson Ohara
-
Fabricantes: Atelier Portinari, Bella Pedra, Doki Home, Fibrillare, Goldline, MADECOR Marcenaria, Urban Arts, Única PVC
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma arquitetura que faz referência ao estilo brutalista, o projeto da Casa HC explora o uso do concreto aparente e das grandes estruturas em balanço para caracterizar a proposta do que foi sugerido pelo cliente. A topografia do terreno foi determinante para solucionar a implantação desta residência, tirando partido do desnível para estabelecer a sua volumetria e a organização dos espaços.
Com isso, os três platôs existentes são manipulados de forma a acolher em níveis subsequentes a quadra de tênis, a piscina mais pavimento térreo e o segundo pavimento. Para tal, a casa apresenta uma sobreposição de formas que ajudaram a estabelecer o programa.
O térreo com um formato em “L” foi implantado para criar o plano principal, definido para abrigar garagem, áreas de serviço, social e lazer. O pavimento superior em formato de prisma retangular cria a composição final da casa em formato T visto em planta. As grandes aberturas e transparências no térreo são características que potencializam paisagem natural localizada a frente do lote, com extensos panos de vidro, que podem ser recolhidos, integrando espaço interno e externo.
Através do apoio do prisma superior e dos vãos existentes no térreo, surgiram dois pontos característicos do projeto vinculados ao sistema construtivo: o uso do concreto protendido permitiu criar um balanço de 7,60 metros que abriga o estar no pavimento térreo, e o vão de 20,30 metros com apenas um apoio no centro, que abriga toda a área de lazer da casa. Na cobertura, se localiza uma grande varanda para os quartos do andar superior.
A piscina apropriou-se do talude, integrando mais uma vez o elemento arquitetônico com à natureza, inserindo à borda infinita e o espelho d água para mimetiza-lo a paisagem. Em contraponto ao concreto aparente, a utilização dos materiais como pedras, madeira e cores neutras, além de dar o aconchego ao abrigo contextualizam a estância em que o projeto está inserido.